top of page
SofiaT-221.jpg

O que é o autoconhecimento?

O que é isto do autoconhecimento?

Desde que nascemos até este momento atual somos, continuamente, condicionados pela sociedade, pelos nossos pais, outros familiares, professores, amigos, namorados. Condicionados a ser de certa forma, a comportar-nos de certa forma, a mostrar certos aspetos de nós e a esconder outros, a vestir de certa forma, a falar de certa forma.


Chegamos a um momento das nossas vidas em que algo corre mal, em que nos sentimos perdidos, podemos ter uma crise de identidade e perguntarmos, sem saber responder: quem sou eu?

Será que gosto mesmo de andar de tacão ou foi-me ensinado que é mais elegante?

Será que gosto de comer carne ou como porque me ensinaram?

Será que sou mesmo perfeccionista ou sou porque me ensinaram que é mau errar?

Será que gosto de fazer dieta ou ensinaram-me que só assim serei amada?

Será que gosto de ser médica ou só sou porque tinha boas notas e ficava bem?

Será que quero mesmo ter filhos ou só quero ter porque é suposto?

Começam as perguntas em catadupa e nós sem saber responder. Devia ser fácil responder, mas não é. O nosso novelo está tão ensarilhado (sempre gostei desta palavra) que nem sabemos por onde começar.



O coaching ajuda a desenrolar e voltar a enrolar (direitinho) esse novelo. Durante as sessões de coaching vais descobrir a tua essência e vais perceber que nada nos empodera mais do que conhecermos a nossa essência, sempre bela e pura. Olhar para ela de frente, como quem olha para um espelho, com amor, com admiração, honrando tudo pelo qual passou para chegar a este momento. O que é preciso fazer para isso? Saíres do teu ego, do teu pensamento, dos teus “deveria ser assim” e viveres o dia a dia em atenção, a ti e às tuas ações. O coaching ajuda muito neste processo pois torna este encontro com a essência mais rápido. Como? Com várias atividades práticas e específicas a ti. Usando métodos já estudados e aceites, como, por exemplo, a metodologia DISC, amplamente usada por empresas de recursos humanos. Entre outros métodos igualmente impactantes.


Sou todos os dias grata por ter tido a coragem de me conhecer e de me aceitar. Os benefícios são tantos: tornei-me mais confiante, mais corajosa, aceitei melhor as imperfeições dos outros, não fico afetada por críticas alheias, passei a ser mais assertiva, a lidar melhor com os desafios, diminuí os meus níveis de ansiedade, percebi quais os meus medos e como poderia lidar com eles, entre muitas outras vantagens. Sim, tudo isto trabalhando “só” o autoconhecimento. É incrível mesmo.


E sabem o que acontece quando perdemos o medo?

Começamos a fazer aquilo que a nossa alma veio cá fazer!


Todos temos dons e talentos, todos, se ainda não os conheces há uma coisa que te está a faltar: autoconhecimento.


💎 Gostavas de aumentar o teu autoconhecimento?


Comments


bottom of page